PRÉ-ESFORÇO

FORÇA PARA DESBRAVAR NOVOS CAMINHOS


A INDUBEL, no ano da sua fundação (1963), foi pioneira como agente exclusivo em Portugal, do sistema Macalloy de pré-esforço de varões de alta resistência. Em 1966 criou e desenvolveu um sistema de pré-esforço de fios de aço com vista ao alargamento do âmbito da sua actividade.


As publicações do REBAP em 1983, com a legislação técnica portuguesa a abranger pela primeira vez as estruturas pré-esforçadas, e as recomendações da FIP sobre ‘‘Aceitação de Sistemas de Pré-esforço Pós-Tensionado’’ definiram os requisitos a que deve satisfazer qualquer sistema de pré-esforço, nada obstando a que se pudesse dispor de um sistema concebido e desenvolvido em Portugal.


Essa foi a motivação que levou a INDUBEL a estudar e a pôr em prática um sistema próprio, que corresponde a todos os requisitos actuais para a execução de pré-esforço de estruturas.


Recorrendo à experiência acumulada dos vários anos de actividade de um qualificado corpo técnico de engenharia, a INDUBEL produziu o sistema IBL, mais recentemente nomeado, por questões de abordagem ao mercado internacional, ‘‘IBL POST-TENSIONING SYSTEM’’.


A competitividade do sistema IBL está dependente e também assegurada pelo seu desenvolvimento contínuo.


Foi assim com naturalidade que o IBL Post-Tensioning System avançou para ‘‘Aprovação Técnica Europeia’’ (ETA), com a realização de rigorosos ensaios estáticos, dinâmicos e de transferência de cargas.


É NA REALIDADE A AFIRMAÇÃO DEFINITIVA DO SISTEMA DE PRÉ-ESFORÇO PÓS-TENSIONADO IBL.