PRÉ-FABRICAÇÃO

 

Cascas HP
Elementos em betão pré-fabricado e pré-esforçado.  Com uma secção transversal hiperbólica de espessura ligeiramente variável do centro para os bordos e uma curvatura com raio constante de 180m no sentido longitudinal. Consegue-se assim uma peça com espessura, e peso próprio, reduzido capaz de vencer vãos até cerca de 27,50metros .  De referir que o seu formato permite uma grandeliberdade e variedade de soluções não só para coberturas de edifícios, com elevados efeitos estécticos como também e mais recentemente para a execução de passagens superiores de peões.
expandir

Reservatórios de Água IBL
O sistema de reservatórios IBL é constituido por um conjunto de aduelas verticais curvas em betão armado, às quais é aplicada um pré-esforço circunferencial em monocordão não aderente embainhado em bainha de polietileno no interior das peças pré-fabricadas. O sistema possibilita têr soluções cobertas ou não, com capacidades que variam entre os 125 e os 5000m3.
expandir

Monoblocos IBL
Estes elementos constituidos por paineis pré-fabricados mistos de betão de espessura reduzida e aço, solidarizados por intermédio de laje em betão. A sua estrutura é estudada para cada caso concreto sendo executadas de forma a garantir a elevada rigidez do conjunto. Os monoblocos são totalmente executados em fábrica, permitindo o rigoroso controlo de produção.
expandir

Pré-Lajes
Elementos de betão armado e/ou pré-esforçado, utilizados habitualmente na execução de lajes em pontes, parques de estacionamento, edificios industriais e de escritórios. As pré-lajes são habitualmente classificadas em nervuradas ou treliçadas, quando o seu reforço estrutural é efectuado por nervuras de betão ou treliças de aço respectivamente, podendo ter um funcionamento estrutural oude apenas cofragem perdida.
expandir

Vigas I ou T
Elementos pré-fabricados em betão armado e pré-esforçado com formato em I ou T com alturas variáveis de 0,90 a 2,0m, afastamento transversais entre vigas até 4,50m, permitindo vencer vãos até 42,0m. Os tabuleiros de obras de arte executados com vigas pré-fabricadas e pré-esforçadas, apresentam-se como uma alternativa vantajosa relativamente à construção "in situ". As vigas em I ou T apoiam directamente em vigas estribo e ou capiteis de pilares,sendo os vãos entre elas vencidos com a colocação de pré-lajes em betão armado. As vigas são pré-esforçadas em fábrica, podendo conjugar-se caso os tabuleiros sejam constituídos por vários vãos com um pré-esforço de continuidade em obra.
expandir

Sistema IP2
O Sistema de construção pré-fabricado da Indubel, permite a construção de edifícios de 1 e 2 pisos. Este sistema de construção pré-fabricada em betão armado é constituido por um recticulado de pilares continuos desde a fundação até à cobertura e de vigas biarticuladas apoiadas em cachorros de betão salientes dos pilares. As paredes de fachada e divisórias são constituidas por paineis pré-fabricados de betão e as lajes de pavimento são executadas com pranchas alveoladas ou pré-lajes pré-fabricadas.
expandir

Pilares e Vigas
Este tipo de peças pré-fabricadas em betão armado e/ou pré-esforçado formando estruturas porticadas ou mesmo estruturas mais complexas constituidas por conjunto de pilares e vigas com secçõese tamanhos variados combinados entre si de forma a formarem a estrutura resistente de um edificio. Este tipo de soluções são utilizadas em construções que necessitem uma grande flexibilidade arquitectónica, possibilitanto a criação de espaços abertos com o recurso a elementos para vencerem grande vãos.
expandir

Paineis Pré-Fabricados
Elementos pré-fabricados em betão armado de pequena espessura para execução de paredes interiores ou exteriores de edifícios. Os paineis de betão armado podem têr um funcionamento estrutural ou servirem unicamente para o revestimento de fachadas. A utilização deste tipo de elementos pré-fabricado, oferece uma grande liberdade de concepção arquitectónica, possibilitando a criação de vários tipos de formas, tamanhos e acabamentos da sua superficie desde a sua côr até à sua textura.
expandir

Caixotões Pré-fabricados
Utilizando o seu grande Know How em pré-fabricação pesada e aplicação de pré-esforço colaboramos em duas das mais importantes obras realizadas em Portugal: a Ponte da Lezíria e a nova Ponte sobre o Rio Douro na concessão do Douro Litoral. Foram pré-fabricados pela Indubel os caixotões que serviram de cofragem perdida dos maciços de encabeçamento das estacas. Em ambas as obras optou-se pela solução de pré-fabricação pesada Lajes e Paineis verticais. Na nova Ponte do Douro as peças foram aplicadas directamente na sua posição final, na Ponte da Leziria dada a dimensão do conjunto e a cota final da sua instalação, foram montados sobre estrutura apoiada nas camisas das estacas e posteriormente recorrendo a técnicas de Heavy-lifting com um sistema de até 6 macacos sincronizados (1500 Ton) baixados para a sua posição final.
expandir

Casas Pré-fabricadas
Execução de casas pré-fabricadas com paineis pré-fabricados em betão armado com isolamento térmico no seu interior e com funcionamento estrutural. A laje de cobertura é realizada com paineis completamente acabados ou recorrendo a elementos prancha alveolada ou pré-lajes . A utilização deste tipo de elementos pré-fabricado, possibilita uma grande liberdade de concepção, possibilitando a execução de diversas tipologias de T1 a T4, com diferentes possibilidades de disposição em planta. A utilização deste tipo de paineis permite ainda que ao nível da arquitectura seja possível com o recurso a técnicas já existentes a apresentação de um variado leque de acabamentos.